Notícias
Agosto Branco
Agosto Branco alerta sobre o câncer de pulmão
O mês de agosto também é oportunidade para refletir acerca do câncer de pulmão, o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo entre homens e o quinto entre as mulheres. No Brasil, foram registrados em média 30 mil casos somente neste ano. Desse modo, a campanha surge para oferecer informações sobre a doença, que possui dois tipos: câncer de pulmão de não pequenas células (CPNPC) e câncer de pulmão de pequenas células (CPPC).
O primeiro dos casos representa 85% do total de casos de tumores, sendo mais comum, enquanto o outro contempla 15% dos acometidos pela doença. Um dos principais pontos da data é conscientizar sobre a detecção precoce, essencial para o combate à enfermidade.
De acordo com especialistas, tosse e rouquidão por muito tempo são sintomas que podem indicar um tumor na área. Outros indícios são sangramento pelas vias respiratórias, dor no peito e dificuldade de respirar.
O tratamento é feito com quimioterapia e radioterapia e depende de avaliação conforme cada caso. Em relação à prevenção, a campanha reforça que o tabaco é um dos principais causadores da doença, mas é preciso que todos estejam atentos, uma vez que o tumor também pode desenvolver em pessoas que não são fumantes.
Neste ano, o Agosto Branco criou a #RespireAgosto para insistir no diagnóstico rápido como solução de alerta à doença.