Notícias
Calor
Calor excessivo exige cuidados com sua saúde
Apesar de ainda estarmos no início da Primavera, a estiagem e pouca umidade do ar dos últimos dias têm causado uma sensação de calor excessivo, o que vem resultando em diversas consequências na rotina e no dia a dia, podendo inclusive afetar a saúde e causar uma série de riscos. Boa parte disso vem dos abusos que realizamos em busca de controlar a situação, como por exemplo, o uso excessivo de bebidas alcóolicas para refrescar a temperatura.
Vale lembrar que o álcool provoca desidratação no organismo, portanto é preciso beber bastante água para repor o necessário às células. Mesmo pessoas que não fazem uso de bebida alcoólica, ingerir água é uma prática indispensável em tempos como este, sendo recomendado pelo menos 2 litros por dia. Outra forma de suprir esta quantia ideal é consumir frutas e legumes que possuem a quantidade necessárias dessas substâncias, como melancia, melão, abacaxi, abóbora, batata etc.
Por falar em alimentos, o consumo de comidas mais leves é uma recomendação importante e que contribui com a melhor digestão, diferente de alimentos gordurosos, que ajudam a desacelerar o processo. Alimentos de rua devem ser evitados, uma vez que a falta de conservação necessária e condições higiênicas podem trazer problemas de saúde.
Os cuidados com a pele também precisam ser redobrados em períodos como este. Sabemos que o sol faz bem à saúde e contribui com a produção de melanina, serotonina, vitamina D, etc, mas em horários de alta radiação, é importante fazer uso de bloqueadores solares e afins.