Notícias

Carnaval

Carnaval: É hora de cair na folia...com responsabilidade

Está chegando a hora de curtir o carnaval, descansando ou caindo na folia em uma das festas nacionais mais aclamadas. Além de muita música e diversão, o Carnaval é também sinônimo de paquera para muita gente. Por isso, é de extrema importância reforçar a necessidade do uso de preservativos na hora do sexo.


As chamadas camisinhas são parceiras essenciais para evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) que podem ser transmitidas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato sexual.


Entre as doenças, estão a gonorreia, sífilis, hepatite viral e HIV/AIDS, que podem ser adquiridas mediante contágio por via oral, vaginal ou anal, sendo indispensável, portanto, o uso do preservativo.


Tire algumas dúvidas:

  • DSTs podem ser identificadas por um simples exame visual do seu médico dias após a relação sexual desprotegida. Outras, entretanto, não se manifestam imediatamente;
  • Toda relação sexual desprotegida deve ser informada ao seu médico;
  • Preservativos são a forma mais eficaz de prevenir DSTs e devem ser usados desde o primeiro contato com o parceiro seja no sexo oral, vaginal ou anal;
  • O vaso sanitário ou a pia não oferecem risco relevante de contágio de DSTs;
  • As DSTs são transmitidas pelo contato de mucosas ou secreções. Assim, é possível que a pessoa infectada apresente lesões imperceptíveis na boca, decorrentes do herpes ou da mononucleose, por exemplo, que permitam essa troca e, consequentemente, o contágio até pelo beijo;
  • Algumas DSTs, como a sífilis, podem causar lesões externas, ao redor dos genitais, por exemplo, e, neste caso, a transmissão pode acontecer pelo contato da pele.


Hidratação é indispensável para sobreviver à folia

Não há melhor parceira para combater exageros nos dias de festa do que a água, principalmente para quem gosta de exagerar no consumo de bebida alcóolica.


Para evitar a ressaca e a desidratação, é recomendado alternar uma bebida e outra com a ingestão de bastante água, garantindo, assim, que o folião curta o Carnaval sem prejudicar a saúde.


Uma boa dica é andar sempre com uma garrafinha d’água e beber 500 ml do líquido por hora.

Bê com o símbolo do WhatsApp