Notícias

Cuidados no Frio

Cuidados necessários à saúde no frio

Com a chegada do frio, enfrentamos diversas mudanças em nossas rotinas, como o uso de casacos e cachecóis e a preferência por programas que nos expõe menos às baixas temperaturas.

Por isso mesmo, é preciso sempre estar atento a essas mudanças para evitar problemas de saúde. Uma das primeiras consequências do frio que notamos é a pele ressecada, que acaba ficando mais sensível pela condição de transpirar menos e usar água quente.


O mesmo vale para os olhos e os lábios, que também sofrem com a mudança climática, necessitando atenção maior em relação ao uso de água, protetor labial e solar e ventilação necessária para contribuir com a renovação do ar de nossas casas.


A situação climática também contribui para o aumento da concentração de poluentes na atmosfera, que colaboram para o surgimento de doenças respiratórias, como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia.


Para evitar contaminações, é importante evitar nesta época ambientes fechados, deixando os locais sempre ventilados e lavando as mãos com frequência, principalmente em tempos de pandemia do coronavírus.


Além disso, outras dicas úteis para evitar as doenças respiratórias nesta época do ano são: evitar fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça, manter as vacinas em dia e adquirir hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável e exercícios físicos.


A imunidade também é uma poderosa arma neste período. Além de fatores psicológicos, como medo, estresse e ansiedade, a alimentação é fator ideal para agir a favor ou contra nossa proteção e prevenir patologias. Por isso, investir em atividades de relaxamento e controlar a ansiedade são essenciais para garantir uma boa imunidade.


Uma alimentação rica em nutrientes e balanceada é também fundamental para que o organismo funcione bem. Podemos elencar as frutas cítricas, oleaginosas, sementes e leguminosas – como feijão, lentilha e ervilha como aliados para melhorar as defesas do organismo.


Já o aumento de dores no corpo, nesta época, tem a ver com a contração dos músculos e menor movimentação, o que causam rigidez muscular e geram o desconforto, afinal músculos não aquecidos se tornam menos flexíveis, podendo provocar lesões.


Outro motivo é o aumento da viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro da articulação e serve para lubrificá-la. Para evitar as dores de articulação, o ideal é manter sempre o corpo aquecido, podendo recorrer a bolsas de água quente e alongamentos, que ajudam a ativar a circulação, bem como atividades físicas.


Bê com o símbolo do WhatsApp