Notícias
Dia do Idoso
Dia do Idoso: Saúde e qualidade de vida muito além da idade
Nesta quinta-feira (1º), comemora-se, no Brasil, o Dia do Idoso, e no mundo, o Dia da Terceira Idade. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui 28 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, o que representa 13% da população do país, índice que deve aumentar no futuro segundo projeção do Instituto.
A data, que abre o mês de outubro, serve para reforçar a importância de manter a saúde e a qualidade de vida em primeiro lugar nesta etapa. Algumas das orientações de organizações e especialistas para a faixa são: manter a rotina de vida ativa, realizar atividades físicas, estimular o cérebro com atividades de raciocínio e memorização e nunca deixar de se divertir.
Tudo isso ajuda diretamente a combater doenças físicas e também a garantir a saúde mental, evitando, por exemplo, o desenvolvimento de Mal de Alzheimer e outros males, já que de acordo com uma pesquisa estadunidense, 20% das pessoas acima de 55 anos têm algum tipo de problema de saúde mental.
Outra atenção que é preciso ter diz respeito à depressão e ansiedade, fatores que, muitas vezes, levam os idosos a cometerem suicídio. A prática de ir ao médico e realizar exames de rotina também é uma parceira indispensável para garantir a saúde e qualidade de vida após os 60 anos, especialmente em tempos de pandemia, em que os idosos são grupo de risco e precisam manter o isolamento social.