Notícias

Hipertensão

Hipertensão pode ser controlada: verifique a sua regularmente

Estima-se que o Brasil tenha aproximadamente 30 milhões de pessoas com hipertensão.

Conhecida como pressão alta, trata-se de doença crônica, ou seja, não tem cura, mas pode ser controlada com hábitos saudáveis e uso correto da medicação.

O mais preocupante é que, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% dessas pessoas fazem o controle adequado.

Entre os fatores de risco mais comuns para a hipertensão estão: obesidade, sedentarismo, estresse, idade (maiores de 60 anos são os que mais apresentam a doença), ter um familiar com a doença e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

É importante ressaltar que, quando não controlada, a hipertensão pode levar a outras doenças. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão é responsável por 60% dos infartos e 80% dos AVCs (acidente vascular cerebral).

Como não apresenta sintomas, dificilmente a hipertensão é percebida nas fases iniciais. Pessoas com pressão arterial igual ou superior a 14 por 09 em repouso, provavelmente apresentam o problema. Fale com o seu médico e faça exames regularmente.

Diminuir o consumo de sal e alimentos industrializados, pois geralmente trazem uma alta concentração de sódio, ter uma dieta rica em frutas e verduras e manter uma rotina de atividades físicas, são ações capazes de prevenir a hipertensão.