Notícias

Maio Vermelho

Maio Vermelho conscientiza sobre o câncer de bexiga

Você sabia que metade dos casos de câncer de bexiga são causados pelo hábito de fumar? O diagnóstico da doença, que acomete principalmente pessoas acima de 65 anos, é o alvo da campanha da Sociedade Brasileira de Urologia, no Estado de São Paulo, neste mês de maio.


Segundo a SBU, o câncer de bexiga é o sétimo mais recorrente no País e tem incidência de três a quatro vezes maior em homens. Apenas no estado de São Paulo, a taxa é de 13,09 casos para cada 100 mil homens. A estimativa de novos casos para 2022 é de 7.590 casos em homens e de 3.050 em mulheres.


No Brasil, em 2020, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que foram registrados 10.640 mil casos, com 4.517 óbitos. Um dos principais sintomas da doença é a presença de sangue ou alterações na urina. O aumento da frequência com que se urina e a dificuldade para urinar também podem ser indícios do câncer de bexiga, que é comumente diagnosticado por cistoscopia, espécie de endoscopia das vias urinárias.


O objetivo do Maio Vermelho é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, uma vez que se descoberto no início, o câncer de bexiga possui altos índices de sucesso no tratamento e cura. Com a pandemia, o número de diagnósticos caiu, segundo a Sociedade. Portanto, persistindo os sintomas, consulte um especialista.

Bê com o símbolo do WhatsApp