Notícias
Março Azul
Março Azul Marinho conscientiza sobre câncer colorretal
Com mais de 34 mil novos casos nos últimos tempos, o câncer colorretal é o principal foco da campanha Março Azul Marinho, que surgiu para conscientizar sobre os riscos e a prevenção da doença, que é considerada o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O câncer colorretal surge a partir de pólipos, ou seja, quando ocorre um crescimento de anomalias na parede interna do cólon ou do reto. Se diagnosticado precocemente, o tumor, que ataca o intestino grosso e o reto, pode ser curável na maioria dos casos.
Embora seja frequente após os 50 anos de idade, o câncer colorretal pode ocorrer em qualquer idade e pode ser mais fácil de surgir em pessoas com obesidade, diabetes, tabagistas ou que possuem o histórico genético.
O consumo excessivo de carnes vermelhas, frituras, alimentos com corantes, defumados (linguiça, salames e salsichas) e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores de risco que contribuem para o surgimento do tumor.
Entre os sintomas, estão sangramento retal ou nas fezes, diarreias, dores na região anal, fadiga, náuseas, perda de peso, dores abdominais etc. A colonoscopia é um dos principais métodos preventivos contra o câncer colorretal e consiste no diagnóstico das células cancerígenas no revestimento interno do intestino grosso.