Notícias
Março azul marinho
Março Azul Marinho reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal
Neste mês, a campanha Março Azul Marinho vem para conscientizar e alertar sobre a importância de prevenir e combater o câncer colorretal, doença que se diagnosticada no início pode fazer toda a diferença para o paciente.
Para isso, a campanha tem como objetivo levar informações sobre a doença para o público. Além do diagnóstico precoce, que pode ser feito através de exames clínicos, uma série de hábitos e medidas também contribuem diretamente para prevenir este tipo de câncer que afeta a parte de nosso intestino grosso conhecida como cólon e o reto.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que anualmente pelo menos 40 mil casos de câncer colorretal são diagnosticados no Brasil. Entre os principais sintomas da doença estão: sangue nas fezes, fezes finas, dor abdominal, perda de peso, diarreia, constipação, anemia etc.
Entre as maneiras mais eficazes existentes para se prevenir a doença, estão a realização frequente de exames, controle do peso corporal, prática de exercícios físicos e alimentação saudável.
Fonte: Instituto Nacional do Câncer (Inca).