Notícias
Pré-Natal
Saiba os cuidados que devem ser tomados pelas gestantes durante o Pré-Natal
Desde que está na barriga da mãe, o bebê precisa ser monitorado e observado com atenção e olhar médico. Para isso, existe o pré-natal, procedimento que tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento fetal e rastrear possíveis doenças que possam vir a evoluir de maneira silenciosa.
Durante o processo, o médico avalia também o regime nutricional da mãe, as atividades físicas e acompanha, integralmente, qualquer alteração ao longo das semanas de gravidez, desde a descoberta até a hora de dar à luz, como problemas fetais ou más formações.
Outra importância do pré-natal é a possibilidade de identificar pré-eclâmpsia, que se caracteriza por elevação da pressão arterial, comprometimento da função renal e cerebral, ocasionando convulsões e coma e levando milhares de gestantes à morte.
Para evitar todos estes problemas, o médico realiza exames de sangue e urina no início e no final para afastar possíveis infecções bacterianas ou virais que possam afetar o bebê e assim poder tratar tudo que for possível.
A recomendação é de que a gestante realize pelo menos uma consulta por mês até o sétimo mês e depois, deve frequentar o especialista de quinze em quinze dias.
Além disso, o Pré-Natal é treinamento ideal para preparar a mulher para a maternidade, trazendo informações educativas sobre o parto e o cuidado da criança, bem como fornecendo orientações essenciais sobre hábitos e higienes.