Notícias

Saúde dos Rins

Dia Mundial do Rim: Bensaúde faz ação de conscientização no Riopreto Shopping

O Dia Mundial do Rim é uma ação de conscientização sobre a importância de prevenir doenças renais. Em 2019 a campanha será realizada no dia 14 de março e terá como tema: "A saúde do rim para todos", que propõe uma cobertura universal de saúde, para prevenção e tratamento precoce da doença renal.

Para marcar a data de forma efetiva, uma equipe multiprofissional da medicina preventiva do Bensaúde estará no Riopreto Shopping, na próxima quinta-feira (14), das 14 às 20 horas.

No local será distribuído material informativo fornecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, além de aferir a pressão arterial teste de glicemia.

O objetivo é informar à população em geral sobre o risco de desenvolver doença renal, e conscientizar sobre a importância da prevenção das doenças renais, estimulando hábitos saudáveis e enfatizando a importância da saúde em geral, para todos.

Rim

A Doença Renal Crônica (DRC) é uma perda progressiva na função renal durante um período de meses ou anos. Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal. A DRC causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

A Injúria Renal Aguda (IRA), um importante fator de risco para DRC, afeta mais de 13 milhões de pessoas no mundo, sendo que 85% desses casos ocorrem em países de baixa e média renda. Estima-se que cerca de 1,7milhão morram anualmente por causa da IRA no mundo.

É importante considerar que a DRC e a IRA são condições impactantes para o aumento da morbidade e mortalidade de outras doenças, em função dos seus fatores de risco, como diabetes, hipertensão e a presença de infecções por hepatites, HIV, malária e tuberculose presente em muitos lugares do mundo.

Embora as políticas e estratégias nacionais para doenças não transmissíveis (DNTs), em geral, estejam presentes em muitos países, políticas específicas direcionadas para o rastreamento a prevenção e o tratamento de doenças renais são muitas vezes inexistentes.

Este ano, o Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais.