Notícias

Viagem

Vai viajar? Fique de olho na circulação

O final de 2020 já bateu na porta e muita gente nesta época aproveita as festividades de final de ano para curtir uma viagem ou pegar estrada para visitar algum familiar que também vá celebrar o Natal e Ano Novo em casa, com todas as medidas restritivas em decorrência da pandemia do coronavírus.

Quem viaja de carro ou até mesmo avião por longos períodos sabe como pode ser cansativa a sensação de ficar horas e horas sentado, o que acaba provocando dores ou inchaços nas pernas, pés e tornozelos.

Isso acontece porque nossas pernas ficam sem movimento por um período maior de tempo, principalmente os músculos da panturrilha, parte fundamental para a circulação sanguínea, uma vez que são eles quem ajudam a transportar o sangue de volta para o coração.

O uso de meias de compressão, por exemplo, é uma forma de ajudar a reduzir os riscos de desenvolver problemas vasculares e contribuir com a circulação, então não se esqueça de testar as suas meias ou reforçar no caso de quem já as utiliza diariamente.

Mesmo assim, é sempre importante levantar-se e percorrer a cabine do avião até o banheiro em viagens de muitas horas sobrevoando e parar em postos de combustíveis ou locais públicos conhecidos para movimentar-se quando viaja de carro.

Quem não puder, é recomendado movimentar os pés e tornozelos para cima, para baixo e de um lado a outro, a cada meia hora. Exercícios práticos e rápidos que também colaboram para a melhor circulação.

Lembre-se também de que manter o corpo hidratado também é essencial para a circulação. Beba bastante água antes, durante e depois da viagem e coloque os cintos de segurança. E em caso de dúvidas sempre busque a ajuda de um especialista. Boa viagem!


Bê com o símbolo do WhatsApp