Atividades Lúdicas: Brincar Também é Cuidar da Saúde das Crianças
19 de fevereiro de 2025
Brincar é muito mais do que diversão é uma forma essencial de aprendizado, desenvolvimento emocional, motor e social das crianças. As atividades lúdicas estimulam a criatividade, a imaginação, o raciocínio e ainda fortalecem os vínculos familiares.
Pensando nisso, o Bensaúde separou algumas dicas de atividades simples e divertidas que você pode fazer em casa com os pequenos:
Pintura e desenho livre
Deixe as crianças explorarem cores, formas e texturas com tinta, lápis de cor ou giz de cera. Além de estimular a coordenação motora, essa atividade ajuda na expressão das emoções.
Jogos de montar e quebra-cabeças
Esses jogos desenvolvem o raciocínio lógico, a paciência e a capacidade de resolver problemas, tudo isso de forma divertida!
Hora da leitura
Contar histórias, usar vozes diferentes e envolver a criança no enredo desperta o gosto pela leitura e fortalece o vínculo entre pais e filhos.
Teatro de fantoches ou encenação
Incentive a criação de personagens e histórias. Essa brincadeira estimula a imaginação e ajuda a criança a lidar com sentimentos e situações do dia a dia.
Músicas e danças
Coloque músicas infantis e brinque de imitar os gestos, dançar e cantar junto. A música desenvolve o ritmo, a linguagem e a coordenação.
Caça ao tesouro e circuitos dentro de casa
Com pistas e obstáculos simples, é possível criar uma aventura divertida que movimenta o corpo e estimula o pensamento criativo.
A importância da presença
Mais importante do que a atividade em si é a presença ativa dos pais e cuidadores. Participar das brincadeiras fortalece os laços, gera memórias afetivas e contribui para o bem-estar emocional da criança.
Você também pode gostar
Inscreva-se na nossa Newsletter
Receba em primeira mão todas as novidades do Blog Bensaúde.